Copyright 2004-2024. Todos os direitos reservados.


Diversidade Biológica
DBIB2 e SRQDIBI
Componente curricular obrigatório do 2o semestre


Prof. Dr. Fernando Santiago dos Santos
Pós-Doutor em Ensino de Ciências (Universidade do Minho - Braga, Portugal).
Doutor em Educação - Ensino de Ciências (USP).
Mestre em História das Ciências (PUC-SP).
Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas (Unicamp).
Autor de livros didáticos de Ciências e Biologia selecionados para o PNLD 2012, 2015 e 2018.
Professor Colaborador e Orientador de Mestrado e Doutorado (PECIM - Unicamp).
Professor efetivo no IFSP câmpus São Roque desde 2010.



O Art. 2º da Convenção sobre Diversidade Biológica afirma que a biodiversidade (diversidade biológica) significa a variabilidade de organismos vivos de todas as origens, compreendendo, dentre outros, os ecossistemas terrestres, marinhos e outros ecossistemas aquáticos e os complexos ecológicos de que fazem parte, compreendendo, ainda, a diversidade intraespecífica, interespecífica e de ecossistemas.

Mais claramente falando, diversidade biológica refere-se a:

  • variedade de vida no planeta Terra, incluindo a variedade genética dentro das populações e espécies;
  • variedade de espécies da flora, da fauna e de microrganismos;
  • variedade de funções ecológicas desempenhadas pelos organismos nos ecossistemas;
  • variedade de comunidades, habitats e ecossistemas formados pelos organismos.

  • Biodiversidade refere-se tanto ao número (riqueza) de diferentes categorias biológicas quanto à abundância relativa (equitabilidade) dessas categorias; e inclui variabilidade em nível local (alfa diversidade), complementaridade biológica entre habitats (beta diversidade) e variabilidade entre paisagens (gama diversidade).
    Biodiversidade inclui, assim, a totalidade dos recursos vivos, ou biológicos, e dos recursos genéticos, e seus componentes.
    Mais informações e materiais podem ser encontrados no link antigo deste site: divbiogestao.htm


    Clique aqui para ter acesso à ementa deste componente curricular de acordo com o Projeto Político-Pedagógico do curso de LCB. No PPC novo (vigente a partir de 2023), houve o decréscimo de uma aula semanal.
    O docente tem liberdade para adaptar minimamente os conteúdos de acordo com as turmas e as demandas que surgirem.

    Saídas de campo e outras atividades práticas
    Estão previstas diversas práticas e saídas técnicas. Muitas delas serão realizadas no próprio câmpus, durante o período de aula. Outras estão agendadas no Cronograma da disciplina, de acordo com o que for combinado pelo professor e a turma.

  • Para as visitas que forem agendadas na Mata da Câmara, cada estudante deverá trazer o termo de responsabilidade devidamente preenchido e assinado antes da visita.
  • E. O. Wilson, criador do termo 'biodiversidade' e biólogo de renome internacional, comenta sobre a importância de idas a matas e outros locais em contato com a natureza: E.O. Wilson explains why parks and nature are really good for your brain

    As aulas que ocorrerão no câmpus não apresentarão perigos, portanto não é necessário o uso de nenhum tipo de vestimenta especial. Nas saídas técnicas realizadas em trilhas no interior de matas, o uso de EPI (Equipamento de Proteção Individual) é recomendado, principalmente botas de cano alto ou perneiras. Sapatos ou tênis fechados são obrigatórios.

    O blogue do link a seguir é bem interessante e traz algumas dicas realmente importantes: Vestimenta e itens para biólogos em campo

    A marcação das aulas práticas será feita de acordo com o planejamento das 19 semanas de aula.
    Alterações que porventura possam ocorrer devido a intempéries (chuva excessiva ou outras questões climáticas inesperadas) serão comunicadas com antecedência (sempre por meio do grupo de whatsapp).

    Material obrigatório para uso em aulas na Mata da Câmara e na Vinícola Casa da Árvore: Nas aulas práticas previstas para o Parque Natural Mata da Câmara (Clique aqui para acessar o site) e para a Vinícola Casa da Árvore (Clique aqui para acessar o site), os estudantes deverão:
    1. Estar com perneira ou bota de borracha de cano alto
    2. Vestir calças compridas e, preferencialmente, camisas de manga longa
    3. Levar lanche (frutas, cereais, bolacha etc.) e água
    4. Levar trena ou equivalente com, no mínimo, 5 m de comprimento
    5. Levar rolo de barbante
    6. Levar quatro estacas de madeira (serão comentadas e mostradas durante as aulas)
    7. Ter o celular sempre com a bateria totalmente carregada
    8. Levar caderno de anotações de campo (o celular pode substituir este item)
    9. Ter instalado, no celular, apps de identificação de plantas (serão comentados em aula)


    A comunicação com os estudantes será feita durante os encontros de aula teórica e em saídas técnicas em campo.
    Entretanto, para facilitar a comunicação, especialmente quando imprevistos ocorrerem, um grupo de whatsapp está disponibilizado para este fim.


    Entre no grupo de whatsapp deste componente curricular


    O sistema avaliativo de Diversidade Biológica compreende:

    1. Atividade em dupla em sala de aula - 1 [peso 1,5]
    2. Atividade em dupla em sala de aula - 2 [peso 1,5]
    3. Atividade em dupla em sala de aula - 3 [peso 1,5]
    4. Apresentação de dioramas: biomas do Brasil e do mundo [peso 1,5]
    5. Atividades individuais: 10 no total [peso 1,0]
    6. Atividade individual final on-line [peso 2,0]
    7. Autoavaliação [peso 1,0]
    A diversidade de instrumentos avaliativos é uma oportunidade de os estudantes colocarem em prática os conhecimentos construídos durante o componente curricular e verificarem o grau de apropriação desses conhecimentos.



    Sítios eletrônicos e materiais gerais
    1. Diversas páginas contendo famílias, ordens ou classes de diferentes táxons:
      1.1 Classes de 'algas'
      1.2 Famílias de 'briófitas'
      1.3 Ordens de fungos
      1.4 Famílias de 'pteridófitas'
      1.5 Famílias de 'gimnospermas'
      1.6 Famílias de angiospermas

    2. Glossário ilustrado de botânica:
      Subsídio para aplicação no ensino

    3. Biodiversidade na Mata da Câmara, em São Roque-SP:
      3.1 Dossiê completo
      3.2 Vertebrados: material didático
      3.3 Famílias de aranhas

    4. Ecologia:
      Estrutura de populações e comunidades

    5. Bibliografia complementar:
      Clique aqui para bibliografia complementar


    CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

    As aulas estão agrupadas em 19 unidades de estudo; estas unidades previstas aparecem a seguir de forma meramente tentativa, ou seja, mudanças podem ocorrer dependendo da turma e das demandas.

    O professor deverá comunicar a turma com uma semana de antecedência, no mínimo, quando qualquer alteração for realizada.

  • Quando houver sugestões de leitura, os links estarão junto a referida aula.
  • Estão previstas saídas técnicas para atividades práticas de campo em locais como a Mata da Câmara, a Brasital, o câmpus e arredores, entre outros. As visitas ocorrerão, preferencialmente, aos sábados e serão comunicadas com, pelo menos, duas semanas de antecedência.

    A dica que está na imagem ao lado é muito importante. Quando você vai à aula com uma leitura prévia dos assuntos, a discussão e o compartilhamento de informações podem ser mais enriquecedores, ampliando, assim, a gama de informações.

    A seguir, as 19 semanas programadas.
    Clique na semana que desejar para acessar o conteúdo.




















    VOLTAR PARA PÁGINA PRINCIPAL