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Fitossociologia e levantamento florístico
SRQFITO, FITB0 e FLFG0
Componente curricular optativo para os cursos de LCB e TGA


Prof. Dr. Fernando Santiago dos Santos
Pós-Doutor em Ensino de Ciências (Universidade do Minho - Braga, Portugal).
Doutor em Educação - Ensino de Ciências (USP).
Mestre em História das Ciências (PUC-SP).
Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas (Unicamp).
Autor de livros didáticos de Ciências e Biologia selecionados para o PNLD 2012, 2015 e 2018.
Professor Colaborador e Orientador de Mestrado e Doutorado (PECIM - Unicamp).
Professor efetivo no IFSP câmpus São Roque desde 2010.
Pesquisador de flora (especialmente angiospermas) e funga (especialmente de basidiomicetos) há mais de 30 anos.
Orientador de projetos de iniciação científica, monografias de graduação e pós-graduação, dissertações e teses.



Este componente curricular tem como principal objetivo discutir, analisar e aplicar técnicas de levantamento da flora, com ênfase no estrato arbustivo-arbóreo do bioma de Mata Atlântica, juntamente às principais abordagens da fitossociologia.
O curso compreende 19 semanas de aula, com quatro aulas em cada semana, totalizando 76 aulas e carga horária total de 63,33 horas.

Nota técnica: Para estudantes de LCB, esta carga poderá ser convalidada para fins de obtenção do CRBio.


As aulas propostas têm caráter teórico-prático, sendo distribuídas, grosso modo, desta forma:

  • Carga de 25% em atividades teóricas (salas de aula e sala de informática)
  • Carga de 75% em atividades práticas em campo (Mata da Câmara, trilhas da Brasital, Vinícola Casa da Árvore, áreas vegetadas do câmpus, praças e ruas com arborização urbana em São Roque, entre outros locais)
  • A marcação das aulas práticas será feita de acordo com o planejamento das 19 semanas de aula.
    Alterações que porventura possam ocorrer devido a intempéries (chuva excessiva ou outras questões climáticas inesperadas) serão comunicadas com antecedência (sempre por meio do grupo de whatsapp).

    Material obrigatório para uso em aulas na Mata da Câmara e na Vinícola Casa da Árvore: Nas aulas práticas previstas para o Parque Natural Mata da Câmara (Clique aqui para acessar o site) e para a Vinícola Casa da Árvore (Clique aqui para acessar o site), os estudantes deverão:
    1. Estar com perneira ou bota de borracha de cano alto
    2. Vestir calças compridas e, preferencialmente, camisas de manga longa
    3. Levar lanche (frutas, cereais, bolacha etc.) e água
    4. Levar trena ou equivalente com, no mínimo, 5 m de comprimento
    5. Levar chaves de identificação (serão comentadas e mostradas durante as aulas)
    6. Levar rolo de barbante
    7. Levar quatro estacas de madeira (serão comentadas e mostradas durante as aulas)
    8. Ter o celular sempre com a bateria totalmente carregada
    9. Levar caderno de anotações de campo (o celular pode substituir este item)
    10. Ter instalado, no celular, apps de identificação de plantas (serão comentados em aula)


    A comunicação com os estudantes será feita durante os encontros de aula teórica e em saídas técnicas em campo.
    Entretanto, para facilitar a comunicação, especialmente quando imprevistos ocorrerem, um grupo de whatsapp está disponibilizado para este fim.


    Entre no grupo de whatsapp deste componente curricular


    Este componente curricular é opcional; assim, parte-se do princípio de que os estudantes estão interessados em cumprir os créditos e o conteúdo.
    O sistema avaliativo de FITB0/FLFG0 compreende:

    1. Relatório final das atividades de campo [peso 5]
    2. Apresentação de pôsteres [peso 3]
    3. Participação nas aulas e nas atividades teórico-práticas [peso 1]
    4. Autoavaliação [peso 1]
    O peso maior dado ao relatório das atividades de campo deve-se ao fato de que, com carga horária de cerca de 75% de atividades práticas, fica evidente a importância deste documento para a aprovação do estudante.
    Os pôsteres serão discutidos durante o semestre e serão apresentados na forma de uma sessão simulando um congresso.
    As outras duas avaliações, cada uma com peso 1, são relacionadas diretamente à participação dos estudantes, sendo uma das notas atribuída pelo docente e a outra, pelo próprio discente.

    A SEGUIR, RELAÇÃO DE BIBLIOGRAFIA DE CONSULTA E LEITURA.
    APÓS A RELAÇÃO BIBLIOGRÁFICA, SEGUEM OS BOTÕES PARA ACESSAR CADA UMA DAS 19 SEMANAS DE AULAS.


    Sítios eletrônicos e materiais gerais
    1. Diversas páginas contendo famílias, ordens ou classes de diferentes táxons:
      1.1 Classes de 'algas'
      1.2 Famílias de 'briófitas'
      1.3 Ordens de fungos
      1.4 Famílias de 'pteridófitas'
      1.5 Famílias de 'gimnospermas'
      1.6 Famílias de angiospermas

    2. Seleção de artigos e e-books:
      2.1 Levantamento florístico e fitossociológico de um fragmento de Floresta Ombrófila Densa no Morro dos Macacos, Passo de Torres-SC
      2.2 Estrutura e Composição Florística de Fragmento de Mata Atlântica em São Paulo, SP, Brasil
      2.3 Levantamento fitossociológico como ferramenta para a restauração florestal da Mata Atlântica, no Médio Paraíba do Sul

    3. Glossário ilustrado de botânica:
      Subsídio para aplicação no ensino

    4. Objetivos e métodos em fitossociologia:
      Aims and methods of vegetation ecology [texto em inglês}

    5. Ecologia:
      Estrutura de populações e comunidades

    6. Restauração ecológica:
      Fundamentos da restauração ecológica

    7. Compensação ambiental por supressão de vegetação:
      Laudo de supressão de vegetação


  • Modelo do relatório final de atividades:
    Clique aqui para baixar o arquivo Word

  • CONTEÚDO PROGRAMÁTICO




















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