GERIATRIA NÃO É SÓ PARA IDOSO

A Geriatria já foi uma especialidade exclusiva dos idosos, hoje ela é utilizada cada vez mais por pessoas mais novas que querem na verdade retardar o processo de envelhecimento. É a chamada geriatria preventiva, tanto que nos consultórios vêem-se pessoas com a idade de 40 anos buscando desde agora uma base sadia para viver bem o futuro. A qualidade de vida nunca esteve tão em alta como nos dias atuais. O cuidado cada vez mais com a prevenção de doenças e suas complicações futuras vem aumentando ainda mais a necessidade de geriatria e da medicina preventiva dentro da área médica, comenta o médico geriatra Waldemar Mathias Passos Jr.

Geriatria é uma especialidade médica que trata de doenças de idosos ou de doentes idosos, preocupando-se em prolongar a vida com mais saúde. Já a gerontologia é a ciência que estuda o processo de envelhecimento, cuidando da personalidade e da conduta do idoso, levando em conta todos os aspectos ambientais e culturais do envelhecimento.

A geriatria preventiva trabalha várias áreas do paciente. Cuida dos hábitos alimentares desenvolvendo cardápios mais ricos com a finalidade de suprir as necessidades orgânicas buscando proteger assim o coração, o cérebro, a memória e os ossos, entre outros. Por exemplo, sabemos que os ácidos graxos Omega-3 auxiliam na formação de membranas celulares de células cerebrais evitando problemas relacionados à memória e estão presentes nos peixes, como no salmão; que alimentos ricos em ácido fólico, os folatos (suco de laranja, feijão, brócolis ou espinafre) ajudam a prevenir doenças cardíacas; e que a dieta rica em ferro previne não só a anemia como também a perda de memória. Logo, nada mais básico que organizar um cardápio saudável, e, também prescrever as vitaminas tão vitais para o organismo, por exemplo, sabe-se que a falta de certa vitamina do grupo B causa dificuldades de memória, formigamento e dormência das mãos e leve depressão. Daí a necessidade de se estudar as prioridades do paciente, seus hábitos alimentares e seu ritmo de vida para uma melhor qualidade de vida.

VAMOS RETARDAR O ENVELHECIMENTO?

Procure dormir bem;

Use filtro solar diariamente, para proteger a pele do sol e mormaço;

Cuide dos cabelos com produtos próprios. Faça a hidratação ou amaciamento para manter a qualidade dos fios;

A pele também deve ser bem cuidada. Procure sabonetes hidratantes e cremes específicos;

Mude sua atividade física saindo da rotina e experimentando novas atividades em lugares relaxantes no campo, por exemplo;

Não tenha medo de fazer novos amigos. Tenha um grupo para passear, dançar e viajar;

Seja otimista e deixe o estresse de lado. Se possível caminhe, nade ou faça tai-chi-chuan;

Cuide da balança evitando ficar acima do peso;

Faça exercícios físicos para melhorar o condicionamento físico, aumentando a agilidade, coordenação motora e fortalecimento muscular.

(íntegra tirada do Plantão Saúde – o jornal da saúde – setembro de 2004)