(c) Copyright 2004-2024 | Professor Fernando Santiago dos Santos | Todos os direitos reservados.


HCTB1 / SRQHICT
História da Ciência e da Tecnologia

Prof. Dr. Fernando Santiago dos Santos
Pós-Doutor em Ensino de Ciências (Universidade do Minho - Braga, Portugal).
Doutor em Educação - Ensino de Ciências (USP).
Mestre em História das Ciências (PUC-SP).
Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas (Unicamp).
Autor de livros didáticos de Ciências e Biologia selecionados para o PNLD 2012, 2015 e 2018.
Professor Colaborador e Orientador de Mestrado e Doutorado (PECIM - Unicamp).
Professor efetivo no IFSP câmpus São Roque desde 2010.



A interpretação dos fenômenos naturais é uma característica do espírito humano. Desde tempos que se perdem na poeira da história, a observação dos fatos naturais, a tentativa de explicação de determinados acontecimentos e a invenção de tecnologias acompanham o Homo sapiens em sua caminhada evolutiva.
Estudar tais assuntos é tarefa difícil, porém necessária para a tentativa de se entender como as diversas ciências foram sendo construídas, juntamente com todos os avanços tecnológicos que as acompanham.

Os links a seguir direcionam você ao currículo Lattes do Prof. Fernando, ao grupo de whatsapp criado especificamente para este componente curricular, à homepage do Prof. Fernando e ao contato via e-mail com o docente. Acesse as opções que desejar, a seguir.

Entre no grupo de whatsapp deste componente curricular

Currículo Lattes do Prof. Fernando:
Acesse clicando aqui

Página acadêmico-profissional do Prof. Fernando:
Clique aqui para acessar essa página

E-mail do Prof. Fernando:
fernandoss@ifsp.edu.br


Este componente curricular do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas é fundamental para o entendimento do pensamento científico e, portanto, aparece no primeiro semestre.
A seguir, são pretendidos os objetivos:

  1. Compreender como o conhecimento científico e tecnológico foi e é construído pelas diversas populações humanas nas diversas épocas históricas;
  2. Discutir os possíveis significados dos termos ciência, ciências e tecnologia;
  3. Entender a importância de ser estudar História da Ciência e da Tecnologia para o ensino e a aprendizagem de Ciências, particularmente as Ciências da Natureza;
  4. Familiarizar-se com a relação indiscutível entre contextos (histórico, geográfico, cultural, social etc.) e estudos de história e filosofia das ciências.


As imagens abaixo foram retiradas do PPC do curso de LCB. O docente tem liberdade para adaptar minimamente os conteúdos de acordo com as turmas e as demandas que surgirem.





Os assuntos abaixo são apenas tentativos, uma vez que há flexibilidade de acordo com a ementa proposta. Todas as alterações que porventura ocorrerem serão sempre comunicadas com antecedência, durante a aula corrente e, também, por mensagem no grupo de whatsapp.
Estão planejadas 19 semanas de aulas (38 aulas).
Recomenda-se fortemente que os estudantes leiam os materiais de cada semana antes das respectivas aulas. Isso aumenta a qualidade das aulas e a eficiência do aprendizado.

O sistema avaliativo será composto pelas seguintes atividades (máximo: 10,0 pontos em cada uma):


  • Atividade em dupla em sala de aula - 1 [peso 1,5]

  • Atividade em dupla em sala de aula - 2 [peso 1,5]

  • Atividade em dupla em sala de aula - 3 [peso 1,5]

  • Apresentação de pôsteres em grupo [peso 2,5]

  • Atividade individual final on-line [peso 2,0]

  • Autoavaliação [peso 1,0]


  • A seguir, o planejamento do semestre letivo.
    Clique no ícone correspondente à semana que deseja acessar. Uma nova página será aberta.