FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
Cursos, palestras, oficinas e workshops


Microscópio original de Lazzaro Spallanzani, conservado no Musei Civici di Reggio Emilia
(corresponde à descrição do microscópio de reflexão dupla de H. Baker em Le microscope à la portée de tout le monde, 1754)


APRESENTAÇÃO
A história da ciência é fundamental para a formação do professor de uma disciplina científica, pois ela permite compreender os processos criativos do fazer científico. Em geral, a ciência é vista como uma atividade restrita aos gênios, capazes de proezas intelectuais supra-humanas. Ao adentrar os bastidores da ciência produzida ao longo dos tempos, toma-se contato com seus aspectos social e humano. A interdisciplinaridade que a história da ciência favorece permite discutir o caráter político da ciência, um produto dinâmico do conhecimento humano em um dado contexto cultural e histórico.
No ano considerado pela UNESCO como o Ano Internacional da Física, viemos oferecer uma assessoria para escolas que valorizam a capacitação e atualização de seu corpo docente. Acreditamos em uma proposta para a formação reflexiva e crítica, com os olhos voltados à responsabilidade social dos indivíduos, e não apenas profissionais bem sucedidos, mas com a desejada habilidade de aprender a aprender.
Nossa equipe está preocupada com tais questões e pretende oferecer às escolas oportunidades de uma reflexão junto ao corpo docente, através de palestras e seminários, dinâmicas de grupo, e assessoria sob a forma de acompanhamento pós-curso. Contamos com mestres e doutores em história da ciência, com especialidades em história da física, química, biologia, matemática, astronomia, astrologia, lógica e filosofia. A diversidade de temas de pesquisa e atuação profissional capacita-nos, de fato, a tratarmos de tais temas em profundidade, em um trabalho sólido, responsável e sério.

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CONTATOS

  • THAÍS CYRINO DE MELLO FORATO (Coordenadora do GEPFHC)
    thaiscmf@terra.com.br ou thaiscmf@usp.br
    (11) 82086613

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    EQUIPE

  • Cibelle Celestino Silva
    Doutora e Mestre em Física (Unicamp), Professora de Ensino de Física da Universidade de São Paulo (São Carlos)
    cibelle@if.sc.usp.br
    Homepage: www.ifi.unicamp.br/~ghtc/cibelle-cv2.html

  • Fernando Santiago dos Santos
    Mestre em História da Ciência (PUC-SP), Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas (Unicamp), Especialista em Botânica (Unicamp), Professor de biologia e ciências das redes particular e pública em Santos-SP
    santi@ccbeunet.br
    Homepage: www.fernandosantiago.tecnetinfo.com

  • Juliana Hidalgo Ferreira
    Doutora em Filosofia (PUC-SP), Mestre em História da Ciência (PUC-SP), Bacharel em Física (Unicamp)
    juliana_hidalgo@yahoo.com

  • Lilian Al-Chueyr Pereira Martins
    Doutora e Mestre em Ciências Biológicas/Genética (Unicamp), com doutorado sandwich no Departamento de História e Filosofia da Ciência da Universidade de Cambridge (Inglaterra), Especialista em História da Ciência (Unicamp), Professora do Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência da PUC-SP
    lacpm@uol.com.br
    Homepage: www.ifi.unicamp.br/~ghtc/lil-cur.htm

  • Luciana Zaterka
    Doutora e Mestre em Filosofia (FFLCH-USP), Mestre em Química (IQ-USP), Bacharel em Química (Universidade Mackenzie) e em Filosofia (FFLCH-USP), Professora do Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência da PUC-SP
    zaterka@uol.com.br

  • Maria Elice B. Prestes
    Doutora em Educação (FE-USP), Mestre em Ciência Ambiental (Procam-USP), Especialista em História da Ciência e Epistemologia (Unicamp), Professora do Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência da PUC-SP
    eprestes@dialdata.com.br

  • Maria Luíza Ledesma Rogrigues
    Mestre em História da Ciência (PUC-SP), Professora de Metodologia de Pesquisa (UNIb-SP), Professora de Biologia da rede particular de ensino de São Paulo-SP
    luizaledesma@ig.com.br

  • Maurício Pietrocola
    Doutor em História da Ciência (Universidade de Paris, França), Professor de Metodologia de Ensino de Física (FE-USP), Autor de livros paradidáticos em Física
    mpietro@usp.br

  • Roberto de Andrade Martins
    Pós-Doutor em Oxford e Cambridge (Inglaterra), Doutor em Lógica e Filosofia da Ciência (Unicamp), Graduado em Física (USP), Professor do Instituto "Gleb Wataghin" (Unicamp)
    rmartins@if.unicamp.br
    Homepage: www.ifi.unicamp.br/~ghtc/ram-cur.htm

  • Thaís Cyrino de Mello Forato
    Doutoranda em Educação (FE-USP), Mestre em História da Ciência (PUC-SP), Bacharel e Licenciada em Física (PUC-SP)
    thaiscmf@terra.com.br
    Homepage: www.ifi.unicamp.br/~ghtc/teses.htm

  • Ubiratan D'Ambrósio
    Pós-doutor na Brown University (EUA), Doutor em Matemática pela Escola de Engenharia (USP-São Carlos), Bacharel e Licenciado em Matemática (FFLCH-USP), professor do Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência (PUC-SP), professor credenciado no Programa de Pós-Graduação (FE-USP), professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática do Instituto de Geociências e Ciências Exatas (UNESP), professor visitante no Programa Sênior (FURB). Mais informações sobre o autor: mini-currículo
    ubi@pucsp.br
    Homepage: vello.sites.uol.com.br/ubi.htm

  • Walmir Thomasi Cardoso
    Mestre em História da Ciência (com dissertação defendida em História da Astronomia, PUC/SP), Especialista em História da Ciência (com monografia em História da Astronomia, Unicamp), Professor do Departamento de Física (PUC/SP).
    walmir@sbeastro.org
    Homepage: www.sbeastro.org/SBEA/nossahistoria/Quem_somos.htm

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    ATIVIDADES PARA 2005

    Palestras e mini-cursos:

  • Einstein e o universo em expansão
  • Matrix (re)reloaded: vivendo em múltiplas dimensões...
  • A interdisciplinaridade matemática-história: múltiplas dimensões e condições sociais
  • Lamarck, Darwin e evolução orgânica: uma comparação
  • História da Ciência e ensino de Biologia
  • A botânica no livro didático do Ensino Médio: dogmas, repetições de idéias ou reflexões verdadeiras?
  • Com quantos sapos se constrói um método experimental?
  • Etnobotânica e ciência: as ervas medicinais na história do Brasil
  • A teoria das cores de Newton: a experiência é a palavra final na ciência?
  • Newton um Alquimista?
  • Robert Boyle e a química como chave para a interpretação da natureza
  • Empirismo x racionalismo: uma questão histórica e filosófica
  • Diferentes concepções acerca da teoria da matéria: atomismo, corpuscularismo e filosofia mecânica
  • História, quasi-história e pseudo-história no ensino de ciências
  • Por que a Matemática serve tão bem às Ciências: uma mirada na históra e na cognição

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