Campanha nacional para ouvir melhor

No dia 20 de setembro, Dia do Idoso, a Academia Brasileira de Otologia (ramo da medicina que se ocupa dos ouvidos) inicia uma campanha nacional para divulgar a importância dos exames de audição e combater o preconceito que existe em relação ao uso de aparelhos auditivos, principalmente entre pessoas da terceira idade. "Com o envelhecimento, passamos a ver e a ouvir menos. Mas, enquanto usar óculos é rotineiro e visto como charme de intelectual, o aparelho auditivo ainda é rejeitado por ser associado à senilidade", diz o coordenador da campanha, o otorrinolaringologista Luiz Carlos Alves de Sousa. Segundo am própria ABO, no Brasil, 70% da população idosa, cerca de 10 milhões de pessoas, têm algum grau de deficiência auditiva, mas a maioria não se trata".

"Queremos sensibilizar as pessoas para que procurem os hospitais e postos de saúde municipais para se tratarem. Em recém-nascidos, o teste da orelhinha, que detecta qualquer anormalidade na audição, é tão importante quan to o do pezinho, mas ainda é pouco realizado, informa o secretário-geral da ABO, Oswaldo Laércio Mendonça Cruz".

Com a desinformação, poucas pessoas sabem que é possível conseguir aparelhos auditivos de última geração, com tecnologia digital, gratuitamente. Atualmente, o Sistema Único de Saúde disponibiliza os aparelhos que, no mercado, chegam a custar R$4000, por meio de centros de referência determinados pelo Ministério da Saúde. Em São Paulo, o Hospital das Clínicas é o maior deles.

Segundo os especialistas, a deficiência auditiva é uma das causas principais do isolamento de idosos. "É um sofrimento desnecessário. Com os recursos de hoje, é possível levar uma vida perfeitamente normal", conclui Sousa.