O ADVOGADO, A PROFESSORA E O PESCADOR

Estavam em um barco um pescador muito simples, um advogado de prestígio e uma professora universitária. Papo vai, papo vem, o advogado e a professora descobrem que o pescador é analfabeto. "Que coisa terrível, hein, pescador! Não saber ler. Terrível! Você nunca vai poder ler e interpretar uma lei", comenta ironicamente o advogado, com ar de superioridade. O pescador nada fala. A professora, aproveitando-se da brecha do advogado, comenta: "Realmente, que coisa mais terrível! Você nunca vai ler os clássicos da literatura, interpretar os filósofos e falar inglês. É uma pena...". Novamente, o pescador mantém-se calado.

De repente, o mar começa a ficar muito agitado e o barco vira. O advogado e a professora gritam ao pescador, "Por favor, nos salve! Nós não sabemos nadar!". O pescador, calmamente, apenas diz: "Eu não sei ler suas leis, nem entender sua literatura, mas sei nadar, e isso é o que me basta neste momento". O pescador se salva, e o advogado e a professora morrem afogados.

MORAL DA HISTÓRIA: TODOS SÃO IMPORTANTES NA VIDA, INDEPENDENTEMENTE DE SUAS PROFISSÕES OU QUALIDADES CONSIDERADAS IMPORTANTES PELOS OUTROS