ONU ENUMERA PROBLEMAS AMBIENTAIS NO MUNDO

da Reuters, em Londres

A extensão da crise ecológica e humanitária varia de região para região no mundo, mas muitos temas são comuns, informou um relatório da ONU (Organização das Nações Unidas) divulgado hoje.

África
Os principais assuntos ambientais incluem a degradação da terra, áreas costeiras e habitat, desflorestamento, escassez de água, erosão de área costeira e desastres naturais como secas e enchentes, disse o relatório do Programa Ambiental da ONU.

Tudo isso é exacerbado pelos conflitos armados sem fim no continente empobrecido.

"Cuidar dos problemas ambientais da região não é somente uma opção, mas é crítico para obter desenvolvimento sustentável sem o qual a pobreza vai piorar, contribuindo ainda mais para superexploração do ambiente."

Ásia e Pacífico
A maior região do mundo em área e população sofre com a degradação de florestas e da terra, perda de habitat, escassez de água, emissões de gases causadores do efeito estufa e mudança climática estão ao lado de desastres naturais e má administração do lixo.

"Algumas partes da região estão sob estresse severo, colocando em risco o sustento de milhões de pessoas", disse o relatório.

Europa
Os principais desafios ambientais são similares aos da África e da Ásia, incluindo degradação do solo e de florestas, qualidade e quantidade de água, erosão costeira e emissões de gases prejudiciais, além dos organismos geneticamente modificados.

"Apesar de sua riqueza poder ajudar a região a lidar mais facilmente com os desafios ambientais, não poderia lidar sozinha com crises globais como mudança climática", disse a ONU.

América Latina e Caribe
Problemas parecidos com os da África, Ásia e Europa, além da posse da terra, superexploração da pesca, derramamento de substâncias tóxicas e desastres naturais.

"Sem respostas políticas mais efetivas a tendência atual em direção à piora das condições ambientais provavelmente continuará", disse a ONU.

América do Norte
Além dos problemas comuns aos outros continentes, a América do Norte também precisa lidar com o uso pesado de pesticidas, administração de florestas antigas, invasão de plantas e espécies animais não-nativas e a qualidade dos Grandes Lagos.

Ásia ocidental
Controle da água, produção de alimentos e segurança são críticas para o desenvolvimento da região, afirmou a ONU.

"Os países da região continuarão a lutar com problemas de secas e desertificação. Ambos são pesadas limitações ao ambiente e ao desenvolvimento", disse.

Regiõs polares
Ao contrário de outras áreas do mundo, as regiões árticas e antárticas sofrem principalmente de problemas gerados em outros lugares, como poluição e mudança climática.