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Este portal foi criado com o objetivo de reunir informações referentes às minhas atividades acadêmico-profissionais.
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Conheça as atividades do prof. Fernando nos mais diversos setores acadêmicos e profissionais.
Atualmente, o prof. Fernando desenvolve projetos nas áreas de pesquisa em ensino de ciências e biologia, particularmente botânica, evolução e sistemática filogenética.
Além destas atividades, o prof. Fernando também coordena o Laboratório de Botânica do IFSP câmpus São Roque e suas diversas coleções, tais como as coleções didáticas do LEB (Laboratório de Ensino de Botânica), o herbário IFSR, a micoteca e a carpoteca do herbário.
A seguir, os ícones que direcionam às diversas páginas de seu interesse sobre o prof. Fernando:
  • Currículo Lattes:
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    Este espaço foi criado para permitir o acesso rápido a diversos tipos de serviços acadêmico-profissionais realizados pelo prof. Fernando Santiago dos Santos: materiais de aulas, pesquisas, publicações e resultados de trabalhos de orientação de iniciação científica e de conclusão de curso.
    Clique no link do índice de assuntos que for de seu interesse e navegue pelas páginas.
    Todos os materiais disponibilizados neste Portal são de uso gratuito. Pede-se, porém, que sempre sejam citadas as fontes de consulta. Para todos os efeitos, a citação deste Portal e de seus conteúdos é:
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    Os links abaixo relacionam-se a disciplinas obrigatórias e optativas da grade curricular do curso de Especialização lato sensu em Ensino de Ciências e Matemática e Licenciatura em Ciências Biológicas.
    Disciplinas ofertadas como formação continuada também são listadas, tais como as disciplinas optativas e outras relacionadas a cursos de extensão.


    Especialização lato sensu em Ensino de Ciências e Matemática



    Licenciatura em Ciências Biológicas

  • 1o semestre

  • 2o semestre

  • 4o semestre

  • 5o semestre

  • 6o semestre

  • 7o semestre

  • Optativas


  • Formação Continuada

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    Diversos materiais relacionados ao ensino e aprendizagem de botânica estão disponibilizados nos links abaixo. Muitos materiais são oriundos de pesquisas de literatura especializada, e outras são resultados de pesquisas próprias desenvolvidas no laboratório de botãnica do IFSP-São Roque.
    Disciplinas obrigatórias e optativas ministradas pelo prof. Fernando utilizam muitos dos materiais desta seção.

    1. Biólogos criam escola de botânica para democratizar conhecimento sobre plantas
    2. E-book sobre as briófitas da Mata da Câmara
    3. Guia fotográfico dos frutos e sementes da Mata da Câmara
    4. Exposição do IF-TO mostra grandes vultos da botânica
    5. Bibliografia interessante sobre o ensino de botânica
    6. Projeto Fitogeografia de São Paulo
    7. Uma proposta de material didático baseado nas espécies de Vochysiaceae existentes em uma trilha no cerrado de Bauru – SP
    8. Um caminho para a ciência: a trajetória da botânica Leda Dau
    9. Jardim botânico e comunidade
    10. O professor, o aluno e o conteúdo no ensino de botânica
    11. Diversidad vegetal:de los mapuches a la enseñanza formal chilena
    12. Estudo sobre a concepção da flor para educandos de uma escola estadual de educação básica em Porto Alegre, RS
    13. Materiais para ensino de botânica
    14. Aprendizagem Significativa no ensino de Botânica
    15. Iniciativas para o aprendizado de botânica no ensino médio
    16. Caça ao tesouro: uma aprendizagem pela descoberta
    17. Concepções de estudantes do ensino fundamental sobre as plantas
    18. Influências do “Projeto de ensino Flora Fanerogâmica do estado de São Paulo” na formação dos professores participantes em uma escola da cidade de Campinas
    19. Download de livros de botânica e ecologia em PDF
    20. Higher Education Biology Students’ Conceptions on Botany Teaching: A Brazil – Portugal Case Study
    21. Ensinando botânica em uma unidade de conservação municipal: a experiência do Parque Ecológico Cotia Pará (Cubatão-SP)
    22. Materiais botânicos como instrumentos de ensino de biologia: uma articulação entre ensino de graduação e extensão universitária
    23. Ensino de botânica e materiais didáticos: quatro anos de experiência no LEB/IFSP campus São Roque
    24. Estudo da diversidade de espécies de fungos liquenizados do Estado de São Paulo
    25. Um olhar etnobotânico para os usos dos recursos vegetais dos terreiros de uma comunidade remanescente de quilombos do Vale do Ribeira, SP
    26. Quais frutas são originais do Brasil?
    27. Espécies arbóreas, arbustivas e herbáceas do Parque Taquaral (Campinas, SP): subsídios para atividades de ensino não-formal de botânica
    28. Concepções dos professores de botânica sobre ensino e formação de professores
    29. Proposta para o ensino de botânica: curso para atualização de professores da rede pública de ensino
    30. “Mas de que te serve saber botânica?”
    31. Plantas mágicas de Paracelso
    32. Estratégia didática para o ensino de botânica utilizando plantas da medicina popular
    33. Aprendizado dos conceitos de flor e fruto e sua utilização pelos alunos de Ciências Biológicas do IB - USP
    34. O ensino da botânica no nível fundamental: um enfoque nos procedimentos metodológicos
    35. Um programa educativo sustentável: Jardim Botânico da Universidade de Coimbra
    36. Estrutura de um curso de taxonomia de campo: o modelo aplicado em Ubatuba, São Paulo
    37. PPG - Pteridophyte Phylogeny Group

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    Trabalhar com materiais atualizados, contextualizados e atentos às mudanças nas pesquisas recentes na área de biologia (e, por extensão, ciências) é fundamental para o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas.
    Partindo-se desta premissa, os links desta seção apresentam diversos materiais de interesse para quem aprende e ensina ciências (para o ensino fundamental II) e biologia (para o ensino médio).

    1. Alfabetização científica
    2. Concepções de professores de biologia, física e química sobre a aprendizagem baseada em problemas (ABP)
    3. Blended learning e as mudanças no ensino superior: a proposta da sala de aula invertida
    4. Pesquisa em Educação: tensões, dilemas e dinâmicas de superação
    5. Processo de inserção dos mapas conceituais, como recurso didático, no ensino de biologia
    6. História e biologia:diálogos possíveis, distâncias necessárias
    7. Ecologia de Populações e Comunidades
    8. Documentário A biografia de Charles Darwin
    9. "O gene egoísta", de Richard Dawkins
    10. Pesquisa em Educação: tensões, dilemas e dinâmicas de superação
    11. O Construtivismo no Ensino de Ciências:Origens e modelos teóricos de desenvolvimento conceitual
    12. Construindo conhecimento científico na sala de aula
    13. Os interesses e posturas de jovens alunos frente às ciências: resultados do projeto ROSE aplicado no Brasil
    14. Um problema no ensino de Ciências: organização conceitual do conteúdo ou estudo dos fenômenos
    15. Ensino de ciências e matemática II: temas sobre a formação de conceitos
    16. Debates em educação científica
    17. Atividades investigativas no ensino de ciências: aspectos históricos e diferentes abordagens
    18. Linguagem e formação de conceitos no ensino de ciências
    19. Construtivismo e o ensino de ciências: uma avaliação
    20. Analfabetismo científico nos EUA é alarmante

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    Conhecer os aspectos históricos de produção e evolução dos conhecimentos científicos é fundamental para a compreensão do desenvolvimento das sociedades e das criações tecnológicas.
    Mitos, anedotas, imprecisões e erros veiculados em muitos materiais, notadamente os didáticos, acabam por cristalizar, muitas vezes, ideias errôneas sobre a história da ciência e da tecnologia.
    Os links desta seção oferecem materiais de apoio para quem tem interesse em refletir sobre ciência, tecnologia e sua relação com as sociedades humanas.

    1. Botânica de Seomara da Costa Primo
    2. As mulheres medievais e sua atuação em música, história, ciência e religião
    3. Coleta, transporte e aclimatação de plantas no Império Luso-Brasileiro (1777-1822)
    4. História da ciência na sala de aula: uma sequência didática sobre o conceito de inércia
    5. Food: A Cultural Culinary History
    6. Discussão sobre a conceituação de hipótese
    7. Alquimia e química antiga de Isaac Newton (manuscritos em fonte primária ainda não compilados)
    8. Trivium e quadrivium
    9. Dez coisas que foram inventadas por mulheres e você não sabia
    10. Botânicos brasileiros famosos
    11. Revolução culinária século XVI nas Américas
    12. Ciência x pseudociência
    13. Cientistas brasileiros em animações
    14. Linha do tempo da Biologia
    15. Peixe do rio Negro coletado por Alfred Wallace há 160 anos é finalmente descrito
    16. Fontes históricas das ciências físicas e biológicas
    17. Links com várias fontes
    18. Portal de Pesquisas e Artigos de Roberto de Andrade Martins
    19. História da Biologia: Parte 1 e Parte 2
    20. Arquimedes e a coroa do rei: problemas históricos
    21. O que é a ciência, do ponto de vista da epistemologia?
    22. Timeline: history of Chemistry
    23. Invenções da tecnologia alemã
    24. Filosofia da ciência e ensino da ciência: uma analogia
    25. A natureza da ciência na escola básica
    26. Kuhn e a metafísica
    27. Linha do tempo da paleontologia
    28. O Livro da Filosofia (alguns extratos)
    29. O mito de Galileu desconstruído
    30. Naturalistas viajantes
    31. The scientist of the future
    32. The role of the nature of science in citizen's education
    33. Sir Isaac Newton: O alquimista por trás do gênio
    34. A teoria das cores de Newton e as críticas de Hooke
    35. Descrições de aves: uma comparação entre Aristóteles e Plínio, o Velho
    36. O rinoceronte de Dürer e suas lições para a historiografia da ciência
    37. A influência de Aristóteles na obra astrológica de Ptolomeu (Tetrabilos)

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    Se você tem interesse em estudar mais detalhadamente assuntos relacionados à biologia evolutiva e sistemática filogenética (SF), esta seção traz alguns materiais subsidiários importantes.
    Muitos materiais não estão em língua portuguesa, principalmente os voltados à SF, uma vez que boa parte das pesquisas dessa área é realizada por investigadores estrangeiros; mesmo os pesquisadores brasileiros que publicam sobre SF o fazem, em geral, em língua inglesa.
    Fique à vontade para acessar os materiais de cada um dos links.

    1. As 'algas' e suas relações evolutivas
    2. Como a escala pode influenciar no ensino de sistemática filogenética?
    3. Análise da Controvérsia entre Evolução Biológica e Crenças Pessoais em Docentes de um Curso de Ciências Biológicas
    4. La teleologia nella comprensione dell’evoluzione: un’analisi da Aristotele alle categorie teleologiche di Mayr
    5. From Aristotle’s Teleology to Darwin’s Genealogy: The Stamp of Inutility
    6. Deconstructing Evolution Education:The Relationship Between Micro- and Macroevolution
    7. Concepções alternativas de ingressantes em ciências biológicas sobre evolução: uma abordagem quantitativa e qualitativa
    8. A teleologia na biologia contemporânea
    9. Teleological minds
    10. Still More “Fancy” and “Myth” than “Fact” in Students’ Conceptions of Evolution
    11. Histórias em Quadrinhos e o Ensino de Biologia: O caso Níquel Náusea no Ensino da Teoria Evolutiva
    12. Adaptation
    13. O pensamento filogenético no ensino de Biologia
    14. College Students’ Misconceptions About Evolutionary Trees

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    Nesta seção, você terá acesso aos trabalhos finais de iniciação científica (relatórios, guias, checklists etc.) e de conclusão de curso orientados e/ou coorientados pelo prof. Fernando.
    Os trabalhos de IC invariavelmente têm alguma aplicação imediata local, na comunidade do campus IFSP-São Roque, e os TCCs dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e Tecnologia em Gestão Ambiental versam sobre temas variados.

    Trabalhos de Iniciação científica
    2012
    1. IC LCB-2012: Diego Octavio e Natalia Cerrone Araujo - "Manutenção, catalogação e organização geral do Herbário IFSR"

    2013

    1. IC LCB-2013: Bianca Roberta Catani Chagas - "Laminário de botânica para as aulas práticas de botânica I e II do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFSP - campus São Roque"
    2. IC TGA-2013: Marlene Budemberg - "Implementação da carpoteca e micoteca do Herbário IFSP - Herbário do Instituto Federal de São Paulo, campus São Roque"
    3. IC LCB-2013/2014: Erik André de Oliveira, Cristiane Zamperin Escanhoela e Stephane Matias Valadão - "Registro fotográfico e descritivo da flora arbórea da região central do município da Estância Turística de São Roque"
    4. IC LCB-2013: Guilherme Bastos Gomes - "Confecção de material didático de Ciências e Biologia"

    2014

    1. IC Unicamp-2014: Marcela D'Ambrosio - "How to teach tree thinking to undergraduate students and dismiss the misleading idea of progress in evolution" (coorientação com o prof. Dr. André Victor Lucci Freitas, Unicamp)
    2. IC LCB-2014 : Leticia Caroline de Brito Correia - "Coleção viva de Bryophyta lato sensu e Pteridophyta lato sensu para as aulas práticas de Botãnica I do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFSP campus São Roque"
    3. IC LCB-2014: Mayara Eufrasio de Souza - "Manutenção do Herbário IFSR" (link não disponível)

    2015

    1. IC LCB-2015 : João Guedes Martins Junior - "Guia fotográfico e chave de identificação das criptógamas vasculares ocorrentes na trilha principal e suas adjacências na Mata da Câmara, São Roque, SP"
    2. IC LCB-2015 : Bruna Graziela Stravatti - "Catalogação e criação de micoteca dos cogumelos (Fungi, Basidiomycota) decompositores de madeira ocorrentes na trilha principal e suas adjacências na Mata da Câmara, São Roque, SP"

    2016

    1. IC LCB-2016: Iohana Barbosa de Oliveira - "Implementação do Borboletário+Legal no IFSP câmpus São Roque: estudo das interações entre lepidópteros e plantas hospedeiras"
    2. IC LCB-2016: Beatriz Teixeira - "Levantamento de espécies exóticas de angiospermas arbustivas ocorrentes na trilha principal da Mata da Câmara (São Roque, SP): possíveis regiões de origem e interação com plantas autóctones"
    3. IC LCB-2016: Ramon Fernandes Biacnhi de Campos - "Levantamento da avifauna da Mata da Câmara (São Roque, SP)"

    2018

    1. IC LCB-2018: Paula Navajas e Elen Cristiane Domingues - Levantamento de Ascomycota e Basidiomycota no câmpus São Roque do IFSP"
    2. IC LCB-2018: Gustavo Orlando Araujo - "Ilustrações científicas e fotografias de fungos basidiomicetos no câmpus São Roque do IFSP" (link ainda não disponível)
    3. IC LCB-2018: Victor Yasunori Uehara e Kamila Poliana Meira de Lima - "Chaves on-line de identificação de famílias de cogumelos do câmpus São Roque do IFSP"

    2019

    1. IC LCB-2018/2019: Murilo Enrique de Góes Dias - "Levantamento da anurofauna no Parque Municipal Natural Mata da Câmara (São Roque, SP)"
    2. IC LCB-2019/2020: Wesley Osvaldo Leme de Almeida da Cruz - "Levantamento dos Basidiomicetos do Centro Educacional e Cultural Brasital" (interrompida em mar. 2019)

    2020

    1. IC LCB-2020: Murilo Enrique de Góes Dias - "Análise da representação dos cientistas em coleções de livros didáticos do Ensino Fundamental II utilizados nas redes municipal e privada de São Roque, SP" (link ainda não disponível)
    2. IC LCB-2020: Denise Gomes Rodrigues - "O desenvolvimento de jogos didáticos para o ensino de História das Ciências no Ensino Fundamental II e Ensino Médio: revisão bibliográfica e sugestões de aplicabilidade" (link ainda não disponível)
    3. IC LCB-2020: Aurelio Vieira Domingues - "Levantamento da micobiota de basidiomicetos da região rural de Paiol Grande (Ibiúna, SP)" (link ainda não disponível)
    4. IC LCB-2020: Gabriel Vasquinho Ferrari - "Catalogação de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) no município de São Roque, SP: divulgação de conhecimentos científicos por meio de e-book" (link ainda não disponível)

    Trabalhos de Conclusão de Curso e Monografias de Pós-Graduação lato sensu
    2013
    1. TCC-LCB 2013: Ramiéri Moraes - "Extratos naturais: Materiais alternativos para o ensino do equilíbrio ácido-base"
    2. TCC-TGA 2013: Magali Barreto Silva de Mendonça Cruz - "Usos e costumes das plantas medicinais pela população do município de São Roque, SP"
    3. TCC-TGA 2013: Sandra Aparecida Reis - "Plano de ações mitigadoras e de monitoramento ambiental na trilha 'Caminho das Águas' no complexo da Brasital, São Roque, SP": Parte 1 e Parte 2

    2014

    1. TCC-LCB 2014: Carina Czerencha Genebra e Thais alves do Amaral - "Criação de protocolo para extração de DNA de Fungos Basideomicetos presentes na Mata da Câmara, São Roque/SP"
    2. TCC-LCB 2014: Cristiane Zamperin Escanhoela - "Impactos Ambientais causados por trilhas e/ou uso público em unidades de conservação": Parte 1 e Parte 2
    3. TCC-LCB 2014: Beatriz Gonçalves Cazetta e Daniel Januário da Silva - "Plantas medicinais: Tratamentos Fitoterápicos e Homeopáticos"
    4. TCC-TGA 2014: Armando Palazzi Jr. - "Proposta de devolução das terras ao planeta após o uso via SAF: uma teoria com viabilidade econômica e ecológica para garantir o futuro"
    5. TCC-LCB 2014: Erik André de Oliveira e Olivia Hessel Rocha - "Preservação de espécies do Parque Natural Municipal Corredores da Biodiversidade: proposta para diminuição da mortalidade por atropelamento na avenida Itavuvu (Sorocaba, SP)"
    6. TCC-LCB 2014: Gabriela Zominhani Santana - "Chave de identificação e um aplicativo de web com as espécies do arboreto do IFSP, campus São Roque"; Adendo ao TCC: Chave on-line

    2015

    1. TCC-TGA 2015: Lucas Candido Estefani - "Compostagem de bitucas de cigarro: obtenção de adubo orgânico" (TCC interrompido em jan. 2016)
    2. TCC-LCB 2015: Guilherme Bastos Gomes - "Filogenética: análise e proposta de material didático para o ensino fundamental II"
    3. TCC-LCB 2015: Bruna Graziela Stravatti - "Levantamento dos fungos decompositores de madeira (Fungi, Basidiomycota) na Mata da Câmara, São Roque, SP"
    4. TCC-LCB 2015: Mateus de Fraga Rodarte - "Ensino de sistemática filogenética para alunos do ensino fundamental II"
    5. TCC-LCB 2015: Bianca Roberta Catani Chagas - "Uso de recursos fotográficos para o ensino de Botânica" (TCC interrompido em jan. 2016)

    2016

    1. TCC-TGA 2016: Caio Gabriel Marques de Sousa - "A questão ambiental e o livro didático: análise de temas transversais a educação ambiental no ensino de geografia"
    2. TCC-LCB 2016: Leticia Caroline de Brito Correia - "Levantamento de Bryophyta lato sensu na Mata da Câmara (São Roque, SP)"
    3. TCC-TGA 2016: Susi Leme de Moura - "Confecção de sementoteca e carpoteca com material biológico da Mata da Câmara (São Roque, SP)"
    4. TCC-LCB 2016: César Henrique Trindade - "A Sistemática Filogenética como ferramenta didática para o ensino de Botânica"
    5. TCC-LCB 2016: Phelipe de Souza e Celso Fernandes dos Santos - "Levantamento florístico de uma área contígua à Reserva do Morro Grande, em Cotia-SP"
    6. TCC-LCB 2016: Ramon Bianchi Fernandes - "Biologia de Tyto furcata Temminck, 1827 em São Roque, SP"

    2017

    1. TCC LCB-2017: João Victor Ferreira Lima - "Formação do professor de ciências e biologia: dos cursos de História Natural às Licenciaturas atuais" (TCC interrompido em jan. 2018)
    2. TCC-LCB 2017: Angelica Manzini Santos e Pollyanna Costa - "Glossário ilustrado de botânica: subsídios para aplicação no ensino" - Parte 1 | Parte 2 | Parte 3 | Parte 4 | Parte 5
    3. TCC-LCB 2017: Iohana Barbosa Pereira e Omine Rodrigo Soares dos Santos - "Lepidópteros e suas plantas hospedeiras: estudo preliminar da relação inseto-planta na trilha principal da Mata da Câmara (São Roque, SP)"
    4. TCC-LCB 2017: Mariana Aparecida Stravatti - "Levantamento florístico de Pteridophyta lato sensu em uma área particular no distrito de São João Novo (São Roque, SP)"
    5. TCC-LCB 2017: Mayara Eufrasio de Souza - "Potencialidades do uso de jogos didáticos para apropriação de conhecimentos em Ciências"
    6. TCC-LCB 2017: Samuel Elias Vasconcelos Menezes - "Acidentes com animais peçonhentos em São Roque: subsídios para educação ambiental" - Parte 1 | Parte 2

    2018

    1. TCC-LCB 2018: Rafael Luccas - "Importância da metodologia democrática e colaborativa no processo de ensino-aprendizagem em um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas"
    2. TCC-LCB 2018: Felipe Adriano Cavalcante Silva e Andreia de Jesus Fernandes Rocha - "Dificuldades no ensino de Ciências: levantamento de hipóteses e propostas de trabalho" (TCC interrompido em jan. 2019)
    3. Monografia de Especialização IFSP-2018: Luiz Fabio Dimov - "A importância da extensão universitária na formação contínua de professores da educação básica: Concepções, Motivações e Contribuições para a Prática Docente"

    2019

    1. TCC-LCB 2019: Catarina Fantini Fernandes - "Potencial de Cactaceae do Brasil como PANC (Plantas Alimentícias Não Convencionais): Revisão bibliográfica"
    2. TCC-LCB 2019: Cícero Patrício Feitosa - "Ilustrações científicas: técnicas que podem ser utilizadas para representar animais e plantas em descrições científicas"
    3. TCC-LCB 2019: Elen Cristiane Domingues e Paula Navajas - "Levantamento de Fungi (Basidiomycota) do IFSP câmpus São Roque e protocolos de extração de DNA"
    4. TCC-LCB 2019: Matheus Rodrigues de Sousa - "A homossexualidade do ponto de vista genético: o que diz a sistemática filogenética a respeito?"
    5. TCC-Técnico em Meio Ambiente IFSP-2019: Ana Laura de Souza Fachin Reis, Karoline Roberta Carvalho da Rosa e Marilia Soto Marcicano - "Bidens pilosa L. (Asteraceae): Aplicação de receita e consumo no IFSP Câmpus São Roque"
    6. Monografia de Especialização 2019: Márcio Donizete Pereira - "Os jogos no Ensino de Ciências: Suas possibilidades de aplicações e suas limitações"

    2020

    1. TCC-LCB 2020: Wesley Osvaldo Leme de Almeida da Cruz - "Levantamernto da flora espermatofítica do Centro Cultural e Histórico Brasital (São Roque, SP)" (link ainda não disponível)
    2. TCC-LCB 2020: Johanna Maestrello Denzin - "Concepções sobre o termo 'cientista': análise de descrições de alunos da educação básica e do ensino superior (link ainda não disponível)

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    Esta seção lista as produções acadêmicas do prof. Fernando, em coautoria com outros colaboradores.
    Clique em cada produção para ter acesso ao conteúdo.
    As produções estão divididas por áreas e por tipo de assunto abordado: artigo completo publicado em periódico, livro publicado, capítulo de livro e material divulgado em revistas de divulgação livre (blogue, revista aberta etc.), nas áreas de educação/ensino, botânica, evolução/sistemática, ecologia/meio ambiente e história da ciência e da tecnologia.
    Caso queira acessar outros materiais, clique
    neste link.
    No Domínio Público também podem ser acessados materiais.
    Divulgação de material em sites variados: Coletânea de textos.


    Publicações de livros e materiais didáticos
  • Prof. Fernando fala sobre sala de aula e autoria de materiais didáticos (vídeo promocional)

  • Ensino Fundamental II - Ciências
    1. Ensino Fundamental II - "Viver Juntos - Ciências" (1ª edição)
    2. Ensino Fundamental II - "Universos - Ciências" (1ª edição)
    3. Ensino Fundamental II - "Universos - Ciências" (2ª edição, PNLD-2017)
  • Ensino Médio - Biologia
    1. "Ser Protagonista - Biologia" (1ª edição, PNLD-2012)
    2. "Ser Protagonista - Biologia" (2ª edição, PNLD-2015)
    3. "Ser Protagonista - Biologia" (3ª edição, PNLD-2018)

  • Publicações da área de educação/ensino
  • Pós-doutorado
    1. Relatório de estágio de pós-doutoramento na Universidade do Minho (Portugal)
    2. Ofício de Declaração de conclusão de estágio
    3. Carta de aprovação no Comitê Científico da Universidade do Minho
  • Doutorado
    1. Tese de doutorado: Parte 1
    2. Tese de doutorado: Parte 2
    3. Tese de doutorado: Errata
  • Ensino de Ciências
    1. Research Learning With Two Sixth-Year Classes at Tetsu Chinone School in São Roque (Sao Paulo State, Brazil) (Páginas 109 a 118)
    2. Investigação participativa no ensino por pesquisa com turmas de 6° ano da escola EMEF Tetsu Chinone em São Roque - SP (trabalho completo apresentado durante o Cecifop - 2017)
    3. Investigação participativa no ensino por pesquisa com turmas de 6o ano da Escola EMEF Tetsu Chinone em São Roque, SP (pôster apresentado durante o Eneci - 2017)
    4. A disciplina ciências no ensino fundamental II: um estudo de caso com alunos de uma escola municipal de Cubatão, SP (Páginas 105 a 120)
    5. Revista Genética na escola: análise das propostas de atividades didáticas (2006-2015)
  • Ensino de Botânica
    1. Ensino de botânica e materiais didáticos: quatro anos de experiência no LEB/IFSP campus São Roque
    2. Coleção viva de Bryophyta lato sensu e Pteridophyta lato sensu: materiais didáticos para o ensino de botânica
    3. Ensinando Botânica em uma unidade de conservação municipal: a experiência do Parque Ecológico Cotia Pará, em Cubatão-SP (Páginas 5 a 6)
    4. Botany teaching in Portugal and Brazil: analysis of school textbooks and their application in elementary school classes (2001-2010)
    5. Enhancing botanical contents teaching and learning with Problem/Project-based Learning (PBL) approaches: a report of Brazilian experiences at a federal institution in Sao Paulo State
    6. Relato de experiência: guia fotográfico de aulas práticas de botânica e laminário de botânica
  • Pibid - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência
    1. Desenvolvimento do projeto "Motivação educacional" na EMEF Tetsu Chinone pelo PIBID-IFSP, subprojeto São Roque
    2. Desenvolvimento do projeto "Afetividade e sexualidade" na EMEF Tetsu Chinone (Pibid/IFSP)
    3. Importância das atividades experimentais implementadas durante o Pibid-Capes em uma unidade escolar de Ensino Fundamental II em São Roque, SP
    4. "Help, Pibid": análise de um dos subprojetos do Pibid-IFSP-Capes em São Roque, SP
    5. Análise do Pibid pela EMEF Barão de Piratininga, São Roque, SP: visão dos alunos, da professora supervisora e da equipe gestora da escola
    6. Análise qualitativa e quantitativa das ações do Pibid realizadas na EMEF Barão de Piratininga em São Roque (SP)
    7. Percepção da interferência do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) na opinião de alunos da EMEF Tetsu Chinone, São Roque - SP
    8. Aulas aplicadas nas turmas de sexto e sétimo anos da EMEF Tetsu Chinone, São Roque – SP: relato de experiência (p. 21-27)
  • Ensino por meio de jogos
    1. Didactic games and knowledge acquisition in Sciences: a case report (páginas 272 a 277)
    2. Potencialidades do jogo "Presa-Predador" para a aprendizagem em curto e longo prazo do tema 'Cadeia Alimentar' (Páginas 251 a 255)
  • Multidisciplinar e EaD
    1. Música, arte e história: a experiência com um curso de extensão no Instituto Federal de São Paulo, câmpus São Roque
    2. Windows 3.1 para Leigos (Tradução de material instrucional)
    3. O fórum livre como recurso de melhoria da relação tutor-aluno no ambiente virtual: a experiência do "Bote a boca no trombone...!"
    4. The open forum as an improving tool between tutor and student within the virtual learning environment: a case study with two pedagogy classrooms in Santos, Brazil
    5. Escola, Aids e adolescentes
    6. Pesquisa, ensino e inovação: As bases do desenvolvimento acadêmico de qualidade
    7. A produção pedagógica, científica e tecnológica do campus São Roque do IFSP
    8. Produção Científica da Educação Profissional e Tecnológica do IFSP campus São Roque: construindo e divulgando o conhecimento técnico-científico para a sociedade

  • Publicações da área de ecologia/meio ambiente
  • Educação ambiental
    1. Conscientização acerca do descarte de e-lixo com alunos do 1º ano de um curso técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio
    2. Educação Ambiental por meio de um sistema de aquaponia em uma escola municipal de São Roque, SP
    3. A utilização do júri simulado para abordagem do desmatamento da Amazônia no 1º ano do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio
    4. Propostas para redução da mortalidade por atropelamento da fauna silvestre na Avenida Itavuvu, Sorocaba - SP
    5. Diagnóstico e sugestões de monitoramento da trilha principal da Mata da Câmara (São Roque, SP)
    6. Economia para um mundo lotado de gente (Páginas 49 a 75)
    7. O homem e o meio ambiente: a dualidade ser x estar
    8. Educação ambiental... para quê?
    9. (Des)construção do mundo global
    Conservação/preservação
    1. A importância da biodiversidade
    2. Anais do III Congresso de Pesquisas Ambientais
    3. Biologia de Tyto furcata Temminck, 1827: estudo de caso em São Roque, SP (Páginas 203 a 207)
    4. Lepidópteros e suas plantas hospedeiras: estudo preliminar da relação inseto-planta na Mata da Câmara (Páginas 33 a 40)
    5. Caracterização do consumo da folha de taioba (Xanthosoma sagittifolium (L.) Schott) pela população da região pericentral do município de São Roque, SP
    6. Qual é a importância da arborização urbana?
    7. RPPN Rizzieri - São Sebastião, SP (Páginas 56 a 59)
    8. Guia fotográfico: avifauna no entorno do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus São Roque
    9. Minha terra protegida: histórias das RPPNs da Mata Atlântica (Páginas 224 a 231)

    Publicações da área de botânica e micologia
  • Etnobotânica e PANC (Plantas Alimentícias Não Convencionais)
    1. Comida made in Brazil: será?
    2. (Re)descobrindo as raízes e plantas do cotidiano: memórias, desenhos e o ensino de botânica
    3. A utilização de terrários como instrumento no ensino de Educação Ambiental
    4. “Atitude PANC”: resultados preliminares e histórico de implantação de uma horta de plantas alimentícias não convencionais no câmpus São Roque
    5. Bidens pilosa L. (Asteraceae): aplicação de receita e consumo no IFSP câmpus São Roque
  • Botânica e livros didáticos/manuais escolares
    1. Botany in Portuguese textbooks: Analysis of seven Biology books for High School students - Texto expandido
    2. Botany in Portuguese textbooks: Analysis of seven Biology books for High School students - Texto completo (páginas 141 a 153)
    3. A Botânica Escolar nos Ensinos Primário e Básico (1. º Ciclo) no Último Século em Portugal: Análise de Manuais Escolares de Ciências da Natureza. Revista de Educação
    4. Botany in basic education textbooks: conceptual issues regarding simplifications and complexifications in Brazil and Portugal
  • Micologia
    1. Fungos basidiomicetos do IFSP campus São Roque: representação em desenhos científicos e identificação por meio de chaves dicotômicas
    2. Basidiomicetos do IFSP câmpus São Roque: dados preliminares sobre chaves dicotômicas e ilustrações científicas
    3. Levantamento de fungos (Fungi, Basidiomycota) do IFSP campus São Roque: checklist preliminar
    4. Occurrence of Basidiomycete Fungi at a Brazilian southeastern semi-deciduous forest fragment in Sao Roque (Sao Paulo State, Brazil) (Página 53)
  • Levantamentos de flora, checklists e guias fotográficos
    1. Criptógamas vasculares: licófitas e monilófitas terrestres e rupícolas ocorrentes em São Roque, SP
    2. Guia fotográfico das espermatófitas do câmpus São Roque do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
    3. Angiosperms tree species: use of identification keys based on vegetative features in an Android application and a website (Páginas 122 a 130)
    4. Árvores nativas e exóticas plantadas na área pericentral da região urbana de São Roque, SP
    5. Levantamento preliminar da biodiversidade arbórea urbana da região central de São Roque, SP
    6. Levantamento quantitativo das formas liquênicas que ocorrem na Mata da Câmara, São Roque - SP, em três diferentes microambientes
    7. Checklist of trees at the Sao Roque campus, Federal Institute of Sao Paulo
    8. Chave de identificação com base em características vegetativas das espécies arbóreas do campus São Roque em aplicativos web e Android
    9. Resumos publicados durante o 66º Congresso Nacional de Botânica (Páginas 357 e 937)
    10. Árvores de São Roque: catálogo das espécies da área urbana central do município
    11. Levantamento florístico de leguminosas arbustivas e arbóreas de um remanescente de Mata Atlântica em São Vicente, São Paulo (Texto em HTML)
    12. Levantamento Florístico de Leguminosas arbustivas e arbóreas de um remanescente de Mata Atlântica em São Vicente, São Paulo (Texto em PDF com digitalização do relatório FAPESP original)
    13. Composição florística do estrato arbóreo da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Rizzieri, São Sebastião-SP
  • Coleções botânicas
    1. O Herbário IFSR e sua importância científica e educacional (Páginas 15 a 23)
    2. The scientific importance of the IFSR Herbarium and its associate collections (Página 50)
    3. Coleções biológicas e sua importância: exsicatas depositadas no Herbário IFSR (Herbário do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus São Roque)
  • Materiais instrucionais e mostras (feiras) botânicas
    1. Glossário ilustrado de botânica: subsídio para aplicação no ensino
    2. Confecção de glossário ilustrado como subsídio para aplicação no ensino de botânica (Páginas 261 a 264)
    3. Mostra "Botânica+Legal": dos alunos, para os alunos (Páginas 265 a 268)
    4. Laminário de botânica para as aulas práticas de botânica I e botânica II do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFSP campus São Roque
    5. Ensinando botânica em uma unidade de conservação municipal: a experiência do parque ecológico Cotia Pará (Cubatão, SP) (Páginas 95 a 105)
    6. Botany on the spot: collaborative production of didactic material for Elementary and High School students
    7. Metodologias de ensino democráticas e colaborativas no processo de ensino e aprendizagem de botânica na Educação Superior
    8. Teaching and learning Botany with a democratic and collaborative teaching approach: a report with Undergraduate students
    9. Enhancing botany teaching and learning with Problem/Project-based Learning (PBL) approaches at a federal institution in Sao Paulo State, Brazil: Texto simples e Artigo completo (pág. 103-108)
    10. Metodologia de ensino democrática e colaborativa no processo de ensino-aprendizagem de botânica na educação superior (Capítulo 32, páginas 357 a 366)
    11. Teaching and learning of botany with a research investigation approach and collaborative production of didactic material

    Publicações da área de evolução, sistemática filogenética e biogeografia
  • Evolução e teleologia
    1. Difficulties in teaching evolution due to the influence of teleology
    2. The influence of teleology in the comprehension of evolution and its consequences to education: an analysis from Aristotle to Mayr’s teleological categories
    3. A compreensão da evolução por estudantes de biologia
    4. Concepções alternativas de ingressantes em Ciências Biológicas sobre evolução: uma abordagem quantitativa e qualitativa
  • Sistemática filogenética
    1. O pensamento eugênico e a validade das "raças humanas" no século XXI
    2. A sistemática filogenética e as múltiplas sexualidades na teoria do polimorfismo do equilíbrio: uma breve revisão bibliográfica
    3. Evolução do comportamento homossexual: comparação filogenética entre primatas antropoides
    4. Algumas perspectivas de professores da região de São Roque (SP) quanto à sistemática filogenética e seu ensino (página 93). Documento também disponível no link: Anais do IX ENFOCO
    5. Investigating how undergraduate Biological Sciences students understand tree-thinking: results from two Brazilian institutions: Texto simples e Artigo completo (pág. 204-209)
    6. O pensamento filogenético no ensino fundamental II: relato de uma atividade lúdico-metafórica
    7. DNA barcoding: técnicas e aplicações
    8. Análise de conteúdos de sistemática filogenética em livros didáticos de Ensino Fundamental II e Ensino Médio
    9. Investigating how undergraduate Biological Sciences students understand tree-thinking: results from two Brazilian institutions
    10. Algumas potencialidades de um curso de formação continuada com o tema ensino de sistemática filogenética para professores ciências e biologia (Páginas 73 a 83)
    11. Um panorama do ensino de evolução e do pensamento filogenético na escola básica do Brasil e da Itália: uma análise comparativa de currículos e livros didáticos (Páginas 102 a 109)
  • Biogeografia
    1. Levantamento da avifauna no entorno do IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus São Roque)
    2. Breve síntese da situação taxonômica dos quilópodes (Myriapoda, Arthropoda) e identificação dos gêneros do Brasil

    Publicações da área de história da ciência e da tecnologia
  • História das Ciências e livros didáticos/manuais escolares
    1. A Botânica no ensino médio: será que é preciso apenas memorizar nomes de plantas?
    2. History of science in secondary education in Portugal: analysis of textbooks (2011-2018) (Página 181); texto completo AQUI NESTE LINK
    3. History of Science in secondary education in Portugal: analysis of textbooks (2011-2018) - Abstract (páginas 181 a 182)
    4. Desenhos científicos e o samba de coco: ensinando botânica através da história das ciências e da cultura popular (Páginas 256 a 276)
    5. Historical scientific drawings and the 'Samba de Coco': teaching botany through the history of science and popular culture (Página 94)
    6. A história da Botânica e o ensino de Botânica no livro didático de Biologia do Ensino Médio no Brasil: é possível propor novas abordagens?
  • História das Ciências e filmografia
    1. Cine y Ciencia: O Jardineiro Fiel
    2. Contact: the scientific woman in the movies (Páginas 80 a 92)
    3. Contato (1997): a imaginação e o conhecimento científico
  • História das Ciências e aspectos filosófico-epistemológicos
    1. Inclusão de elementos filosóficos e históricos no ensino de ciências: entre NOS (nature of science) e FOS (features of science) (Páginas 40 a 57)
    2. Politics, Economy, Society, Philosophy and Science: Historical Correlations in the 1800s
    3. Los modelos del origen de la vida en la Tierra (Entrevista: páginas 81 a 86)
    4. Reflexiones en torno a la conciencia y el tiempo (Entrevista: páginas 54 a 68)
  • Triaga brasílica
    1. As plantas brasileiras, os jesuítas e os indígenas do Brasil: história e ciência na Triaga Brasílica (séc. XVII-XVIII)
    2. Indigenous People, Jesuits & the Green Pharmacopoeia in Brazilian Lands: The Secrets of Triaga Brasilica
    3. As plantas medicinais da TRIAGA BRASÍLICA: considerações preliminares
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    O prof. Fernando é professor visitante, pesquisador e colaborador junto ao
    PECIM desde novembro de 2015, lotado no DEPRAC-FE Unicamp com a matrícula 309205.
    Orienta estudantes de mestrado e doutorado, além de participar como professor no módulo "Ciclos biogeoquímicos" da disciplina EC-300 - Ciclos.
    Participa, também, do grupo Formar.
    Clique aqui para acessar fotografia dos orientandos (março de 2017).

    Orientações de Mestrado

    Concluídas:

  • Marcela D'Ambrosio. Título da dissertação: "Teaching evolution at Brazilian and Italian Basic School: a comparative analysis of textbooks"
  • Mateus de Fraga Rodarte. Título da dissertação: "Potentialities of continuing education with the theme of phylogenetic systematics for teachers of science and biology"
  • Aline Tatiana Ribeiro Venerando. Título da dissertação: "As árvores que nos cercam: o trabalho com botânica na educação infantil" (co-orientação do Prof. Dr. Fernando Manuel Seixas Guimarães, Universidade do Minho - Braga, Portugal)
  • |nterrompida:

  • Bruna Graziela Stravatti. Título do projeto da dissertação: "Micologia no ensino de Ciências: abordagens contextualizadas dos fungos em livros didáticos de Ensino Fundamental II"
  • Em andamento:
  • Thailine Aparecida de Lima. Título do projeto de dissertação: "História das Ciências no Ensino de Ciências: plantas medicinais das expedições ao Império português (Séculos XVIII-XIX) como subsídios à Formação de Professores" (co-orientador)
  • Josane Batalha Sobreira da Silva. Título do projeto de dissertação: "Educação colaborativa: novas metodologias para desenvolvimento de projetos"
  • Orientações de Doutorado

    Interrompida:

  • Ivy Judensnajder Knijnik. Título do projeto da tese: "O uso de filmes de ficção como recurso didático para a discussão dos desenvolvimentos históricos e metodológicos da Ciência: uma proposta para o aperfeiçoamento da formação de professores de Ciências da Natureza" (co-orientação da Prof. Dr. Sílvia Fernanda Mendonça Figueirôa e do Prof. Dr. Fernando Manuel Seixas Guimarães, Universidade do Minho - Braga, Portugal)
  • Em andamento:
  • Felipe Jardim Sampaio. Título do projeto da tese: "O uso de jogos digitais para ensino e aprendizagem de imunologia no ensino de ciências em alunos do ensino médio"

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