Tom da Mata - A Mata Atlântica -  Flora - Banco de Dados

http://www.tomdamata.org.br/mata/bancodados_flora.asp

...

 

Ilhas
Somente na baía de Ilha Grande há 365 ilhas e outras 149 ficam na costa de São Paulo, algumas com matas, outras com comunidades rupestres.

Remédios
Grande parte dos remédios comercializados é feita a partir de espécies extraídas da mata e 30% dos receituários médicos prescrevem plantas medicinais.

Câncer e Aids
Cientistas da Universidade de Pernambuco descobriram, recentemente, que o pau-brasil tem uma substância inibidora de alguns tipos de câncer e que a Eugenia florida, árvore da família das goiabeiras, tem substâncias que agem de alguma forma sobre o HIV, o vírus da Aids.

Exportação
O Brasil exporta, anualmente, 108 toneladas de plantas com fins medicinais.

Medicina Popular
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 80% da população dos países desenvolvidos usam a medicina popular, sendo que 85% deste total adotam substâncias extraídas de plantas.

Fraturas
Índios de uma tribo da Amazônia utilizam substâncias extraídas de uma planta - da qual não revelam o nome - para tratar de fraturas.

Extinção
Das 107 espécies que constam na Lista Oficial de Espécies da Flora Brasileira Ameaçadas de Extinção, 71 ocorrem na Mata Atlântica e 22 são orquídeas e bromélias. Entre as plantas ameaçadas estão: pau-brasil, jequitibá, imbuía, palmiteiro e araucária.

Desmatamento
A cidade de Caraguatatuba, no litoral de São Paulo, onde a Serra do Mar chega bem perto do oceano, foi invadida por 2 milhões de toneladas de sedimentos, que desceram encosta abaixo após um temporal. A área tinha sido desmatada.

Bromélias
As bromélias em forma de roseta funcionam como tanques de armazenamento de água da chuva.

Cactos
Os espinhos dos cactos são adaptações das folhas para a planta poder se proteger de predadores e não perder água por transpiração.