5 - Técnicas de Coletas de Dados
Fonte: http://www.angelfire.com/sk/alequadros/metcient.html
5.1 - Questionário
- O Questionário, numa pesquisa, é um instrumento ou programa de coleta de
dados. Se sua confecção é feita pelo pesquisador, seu preenchimento é realizado
pelo informante.
- A linguagem utilizada no questionário deve ser simples e direta para que o
respondente compreenda com clareza o que está sendo perguntado. Não é
recomendado o uso de gírias, a não ser que se faça necessário por necessidade
de características de linguagem do grupo (grupo de surfistas, por exemplo)
- Todo questionário a ser enviado deve passar por uma etapa de pré-teste, num
universo reduzido, para que se possam corrigir eventuais erros de formulação.
5.1.1 - Conteúdo
de um questionário:
5.1.1.1 – Carta
Explicação
A Carta Explicação deve conter:
– A proposta da pesquisa;
– Instruções de preenchimento;
– Instruções para devolução;
– Incentivo para o preenchimento e;
- Agradecimento.
5.1.1.2 – Itens de
Identificação do Respondente
- Para que as respostas possam ter maior significação é interessante não
identificar diretamente o respondente com perguntas do tipo NOME, ENDEREÇO,
TELEFONE etc., a não ser que haja extrema necessidade, como para selecionar
alguns questionários para uma posterior entrevista (trataremos das técnicas de
entrevistas posteriormente).
A criação dos itens formulário segue as regras abaixo.
5.1.1.3 – Itens
sobre as questões a serem pesquisadas.
5.1.1.3.1 –
Formulário de itens sim-não, certo-errado e
verdadeiro-falso;
Ex.: Trabalha? ( ) Sim ( )
Não
5.1.1.3.2 –
Respostas livres, abertas ou curtas;
Ex.: Bairro onde mora: ______________________________
5.1.1.3.3 –
Formulário de múltipla escolha;
Ex.: Renda Familiar:
( ) Menos de 1 salário mínimo
( )
( )
( )
( ) Mais de 11 salários mínimos
5.1.1.3.4 –
Questões mistas.
Ex.: Quem financia seus estudos?
( ) Pai ou mãe
( ) Outro parente
( ) Outra pessoa
( ) O próprio aluno
Outro: _____________________________________
5.2 - Entrevista
Observações iniciais:
- É necessário ter um plano para a entrevista para que no momento em que ela
esteja sendo realizada as informações necessárias não deixem de ser colhidas.
- As entrevistas podem ter o caráter exploratório ou ser de coleta de
informações. Se a de caráter exploratório é relativamente estruturada, a de
coleta de informações é altamente estruturada.
5.2.1 - Sugestões
de planejamento para se realizar uma entrevista
5.2.1.1 – Quem
deve ser entrevistado
Procure selecionar pessoas que realmente têm o conhecimento necessário para
satisfazer suas necessidades de informação.
5.2.1.2 – Plano da
entrevista e questões a serem perguntadas
Prepare com antecedência as perguntas a serem feitas ao entrevistado e a ordem
em que elas devem acontecer.
5.2.1.3 –
Pré-teste
Procure realizar uma entrevista com alguém que poderá fazer uma crítica de sua
postura antes de se encontrar com o entrevistado de sua escolha.
5.2.1.4 – Diante
do entrevistado
- Estabeleça uma relação amistosa e não trave um debate de idéias.
- Não demonstre insegurança ou admiração excessiva diante do entrevistado para
que isto não venha prejudicar a relação entre entrevistador e entrevistado.
- Deixe que as questões surjam naturalmente, evitando que a entrevista assuma
um caráter de uma inquisição ou de um interrogatório policial, ou ainda que a
entrevista se torne um "questionário oral".
- Seja objetivo, já que entrevistas muito longas podem se tornar cansativas
para o entrevistado.
- Procure encorajar o entrevistado para as respostas, evitando que ele se sinta
falando sozinho.
- Vá anotando as informações do entrevistado, sem deixar que ele fique
esperando sua próxima indagação, enquanto você escreve.
- Caso use um gravador, não deixe de pedir sua permissão para tal. Lembramos
que o uso do gravador pode inibir o entrevistado.
5.2.1.5 – Relatório
Mesmo tendo gravado procure fazer um relatório o mais cedo possível.
5.3 - Observação
5.3.1 - Sugestões
para uma observação satisfatória
5.3.1.1 –
Conhecimento prévio do que observar
Antes de iniciar o processo de observação, procure examinar o local.
Determine que tipo de fenômenos merecerão registros.
5.3.1.2 –
Planejamento de um método de registro
Crie, com antecedência, uma espécie de lista ou mapa de registro de fenômenos.
Procure estipular algumas categorias dignas de observação.
5.3.1.3 – Fenômenos não esperados
Esteja preparado
para o registro de fenômenos que surjam durante a observação, que não eram
esperados no seu planejamento.
5.3.1.4 – Registro
fotográfico ou vídeo
Para realizar registros iconográficos (fotografias,.
filmes, vídeos etc.), caso o objeto de sua observação sejam indivíduos ou
grupos de pessoas, prepare-os para tal ação. Eles não devem ser pegos de
surpresa.
5.3.1.5 –
Relatório
Procure fazer um relatório o mais cedo possível.
5.4 - Análise de
Conteúdo
Os documentos como fonte de pesquisa podem ser primárias ou secundárias.
As fontes primárias são os documentos que gerarão análises para posterior
criação de informações. Podem ser decretos oficiais, fotografias, cartas,
artigos etc.
As fontes secundárias são as obras nas quais as informações já foram elaboradas
(livros, apostilas, teses, monografias, etc. , por
exemplo).
Sugestões para análise de documentos:
a - Locais de
coletas:
- Determine com antecedência que bibliotecas, agências governamentais ou
particulares, instituições, indivíduos ou acervos deverão ser procurados.
b - Registro de
documentos:
- Esteja preparado para copiar os documentos, seja através de xerox,
fotografias ou outro meio qualquer.
c - Organização:
- Separe os documentos recolhidos de acordo com os critérios de sua pesquisa.
5.4.1 - A Internet
A Internet representa uma novidade nos meios de pesquisa. Trata-se de uma rede
mundial de comunicação via computador, onde as informações são trocadas
livremente entre todos.
Sem dúvida, a Internet representa uma revolução no que concerne à troca de
informação. A partir dela, todos podem informar a todos. Mas, se ela pode
facilitar a busca e a coleta de dados, ao mesmo tempo oferece alguns perigos;
na verdade, as informações passadas por essa rede não têm critérios de
manutenção de qualidade da informação.
Explicando melhor: qualquer um pode colocar sua "Homepage"
(ou sua Página) na rede. Vamos supor que um indivíduo coloque sua página na
"net" (rede) e o objetivo desta página seja falar sobre a História do
Brasil: ele pode perfeitamente, sem que ninguém o impeça, dizer que o Brasil
foi descoberto "por Diogo da Silva, no ano de 1325".
Sendo assim, devemos levar em conta que toda e qualquer informação colhida na
Internet deverá ser confirmada antes de divulgada.
5.4.2 - Fichamentos
O Fichamento é uma parte importante na organização
para a efetivação da pesquisa de documentos. Ele permite um fácil acesso aos
dados fundamentais para a conclusão do trabalho.
Os registros e a organização das fichas dependerá da capacidade de oragnização de cada um. Os registros não
são feitas necessariamente nas tradicionais folhas pequenas de cartolina
pautada. Pode ser feita em folhas de papel comum ou, mais modernamente, em
qualquer programa de banco de dados de um computador. O importante é que elas
estejam bem organizadas e de acesso fácil para que os dados não se percam.
Existem três tipos básicos de fichamentos: o fichamento bibliográfico, o fichamento
de resumo ou conteúdo e o fichamento de citações.
5.4.2.1 - Ficha
Bibliográfica: é a descrição, com
comentários, dos tópicos abordados em uma obra inteira ou parte dela
Exemplo:
Exemplo:
Educação da Mulher: a
Perpetuação da Injustiça (1) |
||
Histórico do Papel da
Mulher na Sociedade (2) |
......................................................................................... (3) |
2. (4)
|
TELES, Maria Amélia de
Almeida. Breve história do feminismo no Brasil. São Paulo:
Brasiliense, 1993. 181 p. |
Observação: Neste e nos outros exemplos de Fichas os números entre parêteses representam o que está explicado abaixo:
(1) - Título do trabalho (conforme expresso no item 4.8).
(2) - Seção primária do trabalho (conforme expresso no item 4.8).
(3) - Seção secundária e terciária do trabalho (se houver e conforme
expresso no item 4.8).
(4) - Numeração do item a que se refere o fichamento
(conforme expresso no item 4.8).
(5) - Comentários ou anotações do pesquisador sobre a obra registrada.
5.4.2.2 - Ficha de
Resumo ou Conteúdo: é uma síntese
das principais idéias contidas na obra. O pesquisador elabora esta síntese com
suas próprias palavras, não sendo necessário seguir a estrutura da obra.
Exemplo:
Exemplo:
Educação da Mulher: a
Perpetuação da Injustiça (1) |
||
Histórico do Papel da
Mulher na Sociedade (2) |
......................................................................................... (3) |
2. (4)
|
TELES, Maria Amélia de
Almeida. Breve história do feminismo no Brasil. São Paulo:
Brasiliense, 1993. 181 p. |
Observação: Existem dois tipos de resumos:
a) Informativo: são as informações específicas contidas no
documento. Nesta ficha pode-se relatar sobre objetivos, métodos, resultados e
conclusões. Sua precisão pode substituir a leitura do documento original.
b) Indicativo: são descrições gerais do documento, sem entrar em
detalhes da obra analisada (o exemplo acima refere-se
a um resumo indicativo).
5.4.2.3 - Ficha de
Citações: é a reprodução fiel das
frases que se pretende usar como citação na redação do trabalho.
Exemplo:
Educação da Mulher: a
Perpetuação da Injustiça (1) |
||
Histórico do Papel da
Mulher na Sociedade (2) |
......................................................................................... (3) |
2. (4)
|
TELES, Maria Amélia de
Almeida. Breve história do feminismo no Brasil. São Paulo:
Brasiliense, 1993. 181 p. |