:: Núcleo de Educação Ambiental - Cotia Pará/FOTOGRAFIAS ::
Arquivo fotográfico
Este é um pequeno arquivo fotográfico do Parque Ecológico Cotia Pará e do NEA, envolvendo diversas categorias de atividades e imagens. Este banco de imagens será constantemente atualizado.
Selecione, nos links abaixo, a categoria de fotografias que você deseja consultar:
(Créditos das imagens: Fernando Santiago dos Santos, 2009).


Animais | Atividades educacionais | Cristo Redentor | Estrutura do NEA | Fotos antigas
Horto e viveiro de mudas | Lagos | NEA | Plantas & Fungos
Trilhas do Parque | Visão geral de bairros adjacentes ao Parque

ANIMAIS DO PARQUE
A fauna do Parque Ecológico Cotia Pará é bastante variada. Há animais silvestres (jararacas, aranhas, aves, sapos, pererecas etc.), eventualmente avistados, que transitam do remanescente de Mata Atlântica contida na área do parque. Além destes, há diversos recintos com gaviões, araras, jabutis, jacarés, entre outros, que formam um mini-zoológico. As fotografias abaixo retratam alguns desses animais.



(esq.) Pato preto (Melanitta nigra, ave anseriforme) em um dos lagos do Parque Ecológico.
(dir.) Garça branca (Casmerodius alba, ave ciconiiforme) em um dos lagos do Parque Ecológico.


(esq.) Aranha (Nephila sp), muito comum em bordas de mata e no interior das trilhas.
(dir.) Pavão (Pavo cristatus, ave galiforme). Há diversos casais desta ave no lago do parque.


Perereca (no interior do círculo amarelo) com coloração que permite camuflagem no solo da mata.



Voltar às categorias

ATIVIDADES EDUCACIONAIS
Diversas atividades são desenvolvidas pelo NEA - Cotia Pará, como trilhas monitoradas, palestras etc. As fotografias abaixo retratam apenas algumas dessas atividades, voltadas a públicos variados (crianças, adolescentes e adultos).


(duas fotografias) Alunos em uma das atividades de manguezal. Nesta atividade, os alunos vivenciam um trecho de manguezal e discutem algumas de suas características biológicas e físicas.


(esq.) Alunos assistindo a uma palestra no Programa Jovem (PJ+). Neste programa, em parceria com o governo estadual, alunos do 9o ano (EF-II) e do Ensino Médio realizam treinamento e participam de atividades práticas.
(dir.) Palestra durante um dos projetos desenvolvidos no NEA. Na fotografia, notam-se os mostruários presentes no mini-museu zoológico e uma das professoras-capacitadoras ministrando atividade.


Coordenadores e equipe do Programa Jovem (PJ+) dirigindo a palavra aos alunos participantes do programa na casa-sede do NEA.



Voltar às categorias

CRISTO REDENTOR
A estátua do Cristo Redentor do Parque Ecológico Cotia Pará é uma referência municipal. Uma trilha próxima à casa-sede do NEA permite que visitantes cheguem à estátua, de onde se pode avistar os bairros próximos e áreas imensas de manguezal.


(esq.) Cristo Redentor, famosa estrutura presente no Parque Ecológico Cotia Pará.
(dir.) Triha de entrada que leva ao Cristo Redentor. Esta trilha situa-se ao lado da casa-sede do NEA.

Voltar às categorias

ESTRUTURA DO NEA
A casa-sede do NEA, que já foi o local de funcionamento da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Cubatão, abriga, atualmente, um auditório com mostruários, maquetes e animais taxidermizados, uma sala administrativa, copa, cozinha e banheiros.


(esq.) Visão dos fundos da casa-sede do NEA a partir de uma das trilhas que percorrem o parque ecológico.
(dir.) Visão frontal da casa-sede do NEA.


Detalhe da entrada da casa-sede do NEA.



Voltar às categorias

FOTOS ANTIGAS
Há pelo menos duas décadas, atividades diversas têm sido realizadas pelo NEA, com diferentes atores educacionais e administrativos. As fotografias abaixo retratam apenas alguns desses episódios. [Créditos das imagens: Regina Lavorato e Maria Lúcia Lopes dos Santos (diversos anos)]


(esq.) Antiga casa-sede do NEA.
(dir.) Oficina de artesanato.


(esq.) Programa Agente Jovem.
(dir.) Participantes dos projetos desenvolvidos no NEA.


Professores e alunos em trabalho de campo.



Voltar às categorias

HORTO E VIVEIRO DE MUDAS
O viveiro de mudas do Parque Ecológico Cotia Pará fornece materiais vegetais para a secretaria de obras e jardins do município. Além disso, o viveiro também pode ser utilizado como local de estudo, pesquisa e atividades educacionais.


(esq.) Um dos canteiros de mudas. Destaque para as mudas de agapanto (Agapanthus sp, da família Agapanthaceae, antigamente Liliaceae) com flores azuladas.
(dir.) Detalhe de plantas ornamentais (cana-da-índia, Canna sp, família Cannaceae) no canteiro de mudas.


Visão geral dos canteiros de mudas.



Voltar às categorias

LAGOS
Três lagos com dimensões diferentes estão situados no Parque Ecológico Cotia Pará. Neles, diversos animais podem ser avistados e fotografados. Há, no centro de um deles, uma ilha artificial com macacos-prego e outra com quatis, e, em outro lago, jacarés-de-papo-amarelo, jabutis, tigres-d´água e tartarugas-de-cabeça-vermelha.


(esq.) Visão geral do lago com recinto para macacos.
(dir.) Detalhe da fotografia anterior.

Voltar às categorias

NEA
Diversas atividades são desenvolvidas no NEA, além daquelas diretamente relacionadas à área educacional. Observe algumas fotografias que retratam algumas dessas atividades:


(nas duas fotografias) Estagiários, monitores e professores desenvolvendo artesanato.


(esq.) Estagiários, monitores e professores desenvolvendo artesanato.
(dir.) Encontro com a Presidente do Fundo Social - doação de fundos a partir da venda de guirlandas confeccionadas por diretoras de escolas municipais.


Encontro com a Presidente do Fundo Social - doação de fundos a partir da venda de guirlandas confeccionadas por diretoras de escolas municipais.


Voltar às categorias

PLANTAS & FUNGOS
As espécies dos grupos vegetais (musgos, samambaias, trepadeiras etc.) e do grupo dos fungos (cogumelos, mofos etc.) são muito diversificadas em todas as áreas do bioma atlântico que circundam o NEA e o parque ecológico. As fotografias abaixo, tiradas por Fernando Santiago dos Santos, mostram apenas uma pequena parcela da riqueza biológica que pode ser apreciada (mais detalhes sobre a flora do Parque poderão ser conferidos no link
Pequisas):


(esq.) Detalhe de folha jovem de samambaia (pteridófita da classe Polypodiopsida) encontrada no interior da mata atlântica. Esta folha enrolada é denominada báculo.
(dir.) Fungos (basidiomicetos) decompositores de madeira sobre tronco de árvore em uma das trilhas do Cristo Redentor.


(esq.) Manto-de-rei ou tumbérgia-arbustiva (Thunbergia erecta, da família Acanthaceae), uma trepadeira com belas flores azul-violáceas encontrada frequentemente na beira das trilhas.
(dir.) Bromélia ou gravatá (Vriesea sp, da família Bromeliaceae) em tronco de árvore na mata atlântica. Esta é uma das inúmeras plantas denominadas epífitas, isto é, plantas que utilizam outras plantas como suporte para seu desenvolvimento. Muitas orquídeas também são epífitas.


(esq.) Interior de mata na trilha do Cristo Redentor (destaque, em primeiro plano, para algumas espécies de samambaias, pteridófitas da classe Polypodiopsida).
(dir.) Orvalho em folhas de maria-sem-vergonha (também chamadas de beijo ou beijinho, Impatiens balsamina, da família Balsaminaceae), invasora de borda de mata e de trilhas.


(esq.) Juá (Solanum sp), uma planta solanácea da mesma família do tomate e da berinjela.
(dir.) Piper sp (família Piperaceae), planta comum em áreas sombreadas no interior das trilhas. Pertence à mesma família do jaborandi-falso (Potomorphe umbellata). No detalhe, sua inflorescência, que é muito cobiçada por morcegos.


Voltar às categorias

TRILHAS DO PARQUE
Em todas as fotografias abaixo, alguns ângulos de visão proporcionados pelas trilhas do Parque Ecológico Cotia Pará. Visitantes e grupos monitorados podem percorrê-las e conhecer um pouco mais a rica e ameaçada biodiversidade do bioma atlântico.



Voltar às categorias

VISÃO DE BAIRROS ADJACENTES AO PARQUE
A partir do mirante do Cristo Redentor, é possível observar manguezais e bairros adjacentes ao Parque Ecológico Cotia Pará, como se pode verificar na fotografia abaixo:



Voltar às categorias