
(esq.) Detalhe de folha jovem de samambaia (pteridófita da classe Polypodiopsida) encontrada no interior da mata atlântica. Esta folha enrolada é denominada báculo.
(dir.) Fungos (basidiomicetos) decompositores de madeira sobre tronco de árvore em uma das trilhas do Cristo Redentor.

(esq.) Manto-de-rei ou tumbérgia-arbustiva (Thunbergia erecta, da família Acanthaceae), uma trepadeira com belas flores azul-violáceas encontrada frequentemente na beira das trilhas.
(dir.) Bromélia ou gravatá (Vriesea sp, da família Bromeliaceae) em tronco de árvore na mata atlântica. Esta é uma das inúmeras plantas denominadas epífitas, isto é, plantas que utilizam outras plantas como suporte para seu desenvolvimento. Muitas orquídeas também são epífitas.

(esq.) Interior de mata na trilha do Cristo Redentor (destaque, em primeiro plano, para algumas espécies de samambaias, pteridófitas da classe Polypodiopsida).
(dir.) Orvalho em folhas de maria-sem-vergonha (também chamadas de beijo ou beijinho, Impatiens balsamina, da família Balsaminaceae), invasora de borda de mata e de trilhas.
(esq.) Juá (Solanum sp), uma planta solanácea da mesma família do tomate e da berinjela.
(dir.) Piper sp (família Piperaceae), planta comum em áreas sombreadas no interior das trilhas. Pertence à mesma família do jaborandi-falso (Potomorphe umbellata). No detalhe, sua inflorescência, que é muito cobiçada por morcegos.
Voltar às categorias